Fórum de Electrónica em PT- José Flor - OzFlor.com
Setembro 06, 2010, 09:17:55 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Instalei novos temas no fórum. Cada um de vocês pode escolher o tema que quer usar para visualizar o fórum.

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se Chat  
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Indicador de portão aberto/fechado com LED  (Lida 488 vezes)
José Flor - OzFlor
José Flor - OzFlor
Administrator

N. de LEDs ganhos: 0

www.ozflor.com

« em: Agosto 20, 2009, 04:03:19 »

Indicador de portão aberto/fechado com LED

Este é um circuito simples de implementar. Sua construção foi feita para meu irmão Manuel. Pretende-se que o portão indica com uso de LED se está aberto ou fechado. Muitas vezes portões automáticos deixam a duvida ao usuário se está aberto ou fechado. Com uso de LED de cores diferentes, podemos a uma certa distancia saber se o mesmo está aberto ou fechado.

Funcionamento:
Uso de um botão magnético com duas ligações, normalmente fechado e normalmente aberto. Se o portão estiver aberto a corrente passa e o inversor U1:A ficando este com nível lógico 1 na saída e iluminado o LED verde. . O inversor U1:B fica agora com nível lógico “1” e o inversor U1:C com nível lógico “0” deixando que LED vermelho fique apagado. Ao contrário quando o portão fecha o botão magnético interrompe o circuito ficando o inversor U1:A com nível lógico “0” na saída logo LED verde desligado. O inversor U1:B fica agora com nível lógico “0” e o inversor U1:C com nível lógico “1” acendendo o LED vermelho.

Características dos LED:
Usei LED de 30.000mcd e 15 gruas de ângulo.
LED vermelho Vf = 2,2V e If = 75mA
LED verde Vf = 3,6V e If = 75mA
Como o LED vai ser montado em cima de um muro, vai-se passar uma lixa fina no mesmo para que sua luz seja difusa e assim possa ser vista de lado e na luz do dia.

Notas:
Não estou usando muita corrente no LED porque usei o 7404
As resistências que estou usado são 240 ohms 1%. Deverá ser calculado novos valores de acordo com os LEDs usados. No meu caso irei colocar resistências de 0 ohms.
Usar inversor 7405 com open collector na saída para maiores correntes no LED. Datasheets dos TTL aqui

Imagens:

Note, o desenho do magnético não é bem isso na imagem.

http://www.divshare.com/flash/video2?myId=6970537-6c7
vídeo

Tamanho maior

Ultimo trabalho realizado
« Última modificação: Agosto 20, 2009, 04:44:03 por joseflor » Registado

Happy soldering!
José Flor - OzFlor
Componentes electrónica
Mercado Livre
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: